quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PESQUISA ALIMENTAR: MEU ALIMENTO PREFERIDO

CADERNO 7- EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
OBJETIVOS: 
  • Ler, interpretar e fazer uso das informações expressas na forma de ícones, símbolos, signos e códigos em diversas situações e em diferentes configurações (anúncios, gráficos, tabelas, rótulos, propagandas), para a compreensão de fenômenos e práticas sociais;
  • Formular questões que gerem pesquisas e observações para coletar dados quantitativos e qualitativos;
  • Coletar, organizar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados (com ou sem o uso de materiais manipuláveis ou de desenhos);

  • Ler e interpretar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráficos .
    • Elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráfico de barras  e pictóricos para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias;
    • Produzir textos a partir da interpretação de gráficos e tabelas;
    • Problematizar e resolver situações a partir das informações contidas em tabelas e gráficos;
    • Reconhecer e diferenciar situações determinísticas e probabilísticas; 
    Identificar a maior ou menor chance de um evento ocorrer.

      ATIVIDADE: PESQUISA SOBRE O ALIMENTO PREFERIDO DOS ALUNOS:
      Que população iremos investigar?
      É preciso, portanto, discutir que grupo se quer investigar, ou seja, a população a ser estudada. A população precisa fazer parte da questão da pesquisa a ser realizada. Para o desenvolvimento de uma pesquisa feita pelas crianças é importante que a população seja passível de ser investigada, pelas próprias crianças. 
      Tabela
      2º ano - professora Carmen Lucatelli Felippi
      É importante apresentar os dados tratados por meio de gráficos e tabelas que tenham relação com as perguntas levantadas, e dizer o que se pode interpretar a partir deles. Uma tendência comum das crianças é fugir dos dados e falar o que acham, mesmo que os dados digam outra coisa. É preciso buscar que elas sejam críticas e contrastem o que pensam com o que os dados dizem. Fazer uma apresentação para comunicar os resultados e, se for o caso, tomar decisões.
      Gráfico dos alimentos preferidos a partir dos dados coletados pelos alunos da sala de aula e organizados na tabela
      Após construírem cada gráfico ou tabela, é importante discutir com os alunos, que informações se podem obter dessas representações. Uma série de perguntas podem ser feitas a partir do gráfico
       Pesquisa sobre os alimentos preferidos da turma do 1º ano 02:
      Os alimentos foram selecionados a partir da alimentação escolar oferecida pela escola;

      1º ano 02 professora Marilce Maestri Felippi


      Pesquisa sobre alimentos preferidos do 1º ano 01: 


      GRÁFICO DA PESQUISA SOBRE ALIMENTOS PREFERIDOS DO 3º ANO










      3º ano - professora Ivanete Damo Boniatti

      A Estatística cumpre o papel de auxiliar as investigações nas quais muitos dados estão presentes, buscando tratar, quantitativamente, as situações para que informações sejam geradas e apresentadas de forma planejada. A pesquisa é um dos eixos estruturadores da abordagem da Estatística na escola.
      Antes de tratar grande quantidade de dados com muitos cálculos, a Estatística importa-se em decidir as questões que devem ser feitas, os dados a coletar, as estratégias de classificação das respostas. Enfim, investigar-se alguma coisa.








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