CADERNO 7- EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
OBJETIVOS:
- Ler, interpretar e fazer uso das informações expressas na forma de ícones, símbolos, signos e códigos em diversas situações e em diferentes configurações (anúncios, gráficos, tabelas, rótulos, propagandas), para a compreensão de fenômenos e práticas sociais;
- Formular questões que gerem pesquisas e observações para coletar dados quantitativos e qualitativos;
- Coletar, organizar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados (com ou sem o uso de materiais manipuláveis ou de desenhos);
- Elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráfico de barras e pictóricos para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias;
- Produzir textos a partir da interpretação de gráficos e tabelas;
- Problematizar e resolver situações a partir das informações contidas em tabelas e gráficos;
- Reconhecer e diferenciar situações determinísticas e probabilísticas;
Que população iremos investigar?
É preciso, portanto, discutir que grupo se quer investigar, ou seja, a população a ser estudada. A população precisa fazer parte da questão da pesquisa a ser realizada. Para o desenvolvimento de uma pesquisa feita pelas crianças é importante que a população seja passível de ser investigada, pelas próprias crianças.
Tabela
2º ano - professora Carmen Lucatelli Felippi |
Gráfico dos alimentos preferidos a partir dos dados coletados pelos alunos da sala de aula e organizados na tabela |
Após construírem cada gráfico ou tabela, é importante discutir com os alunos, que informações se podem obter dessas representações. Uma série de perguntas podem ser feitas a partir do gráfico |
Os alimentos foram selecionados a partir da alimentação escolar oferecida pela escola;
1º ano 02 professora Marilce Maestri FelippiPesquisa sobre alimentos preferidos do 1º ano 01: |
GRÁFICO DA PESQUISA SOBRE ALIMENTOS PREFERIDOS DO 3º ANO
3º ano - professora Ivanete Damo Boniatti |
A Estatística cumpre o papel de auxiliar as investigações nas quais muitos dados estão presentes, buscando tratar, quantitativamente, as situações para que informações sejam geradas e apresentadas de forma planejada. A pesquisa é um dos eixos estruturadores da abordagem da Estatística na escola.
Antes de tratar grande quantidade de dados com muitos cálculos, a Estatística importa-se em decidir as questões que devem ser feitas, os dados a coletar, as estratégias de classificação das respostas. Enfim, investigar-se alguma coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário