(Direitos de aprendizagem)
- Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas;
- poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação;
- e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.
- Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários do patrimônio cultural da infância, como parlendas, cantigas, trava línguas;
Objetivo
geral:
- Organizar atividades educativas que possibilitem ao aluno refletir sobre seu comportamento no relacionamento social. Elaborando concepções de limites, de regras de convivência e a compreensão dos diferentes e das
consequências de nossas ações.
- Objetivos específicos:
- Estimular comportamentos saudáveis, comprometidos com a solidadriedade e respeitos a vida;
- Valorizar a boa convivência em sala de aula;
- Expor
através dos contos infantis as consequências de um mau
comportamento
- Conversar
sobre a importância de obedecer à professora, aos pais e/ou
responsáveis.
- Refletir sobre a relação realidade/imaginação, as facilidades e dificuldades impostas pela vida real.
- Organizar atividades educativas que possibilitem ao aluno refletir sobre seu comportamento no relacionamento social. Elaborando concepções de limites, de regras de convivência e a compreensão dos diferentes e das consequências de nossas ações.
- Objetivos específicos:
- Estimular comportamentos saudáveis, comprometidos com a solidadriedade e respeitos a vida;
- Valorizar a boa convivência em sala de aula;
- Expor através dos contos infantis as consequências de um mau comportamento
- Conversar sobre a importância de obedecer à professora, aos pais e/ou responsáveis.
- Refletir sobre a relação realidade/imaginação, as facilidades e dificuldades impostas pela vida real.
Sugestão
de leitura:
Os
contos de fadas permeiam nossas vidas desde a mais tenra idade. Mas
estas fábulas podem nos trazer lições sobre mais do que apenas
moral. Em sua nova obra Eu mereço ter dinheiro (Ed. DSOP) o educador
financeiro Reinaldo Domingos nos leva a uma viagem ao mundo dos
contos de fadas, traçando um paralelo destas histórias com a
realidade financeira da mulher moderna. Isto mostra que é possível
romper muitas das barreiras que impendem que as mulheres conquistem
sua plenitude financeira.
O
autor explica os princípios básicos para se conquistar uma vida
financeira estável, com bom humor, usando como exemplos as mocinhas
dos contos de fadas.
Você
nunca imaginou que Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida,
Chapeuzinho Vermelho e suas amigas pudessem ter algo a ensinar sobre
sua vida financeira, né? Elas são usadas de forma divertida,
ilustrando os ensinamentos do autor.
1º
Passo: Despertar. A
Bela Adormecida representa a mulher acomodada, mostrando que às
vezes, tudo o que você precisa é abrir os olhos, se levantar, andar
pra frente! Já é hora de acordar!2º
Passo: Merecer. Explica
pelo conto da Cachinhos Dourados os resultados de ser inconsequente
financeiramente, explicando o porquê da necessidade do cuidado com o
que você deseja! Pessoas movidas por impulsos quase sempre
erram.
3º
Passo: Diferenciar. A
partir da história da Pequena Vendedora de Fósforos mostra a mulher
delirante, delimitando a diferença entre sonho e delírio. Sonho é
um objetivo de vida e delírio é algo que nos abate quando estamos
com febre.
4º Passo: Cortar. A Pequena Sereia se mostra equivocada em suas escolhas, explicando que amadurecer é reconhecer o que faz parte da sua essência e saber abrir mão de tudo aquilo que não faz.5º Passo: Modificar. Ensina que, como a Rapunzel, é necessário ser forte, pois, se você não depositar a sua fé em si mesma, ninguém mais o fará.
6º Passo: Planejar. Mostra a Cinderela como uma estrategista. Todo mundo nasce com habilidades especiais! Você já descobriu quais são as suas?
7º Passo: Decidir. A partir do conto da influenciável Chapeuzinho Vermelho, você questiona se veio ao mundo para influenciar pessoas ou para ser influenciada?8º Passo: Enxergar. A Bela representa a mulher previdente, avaliando se você quer ser uma pessoa que tem dinheiro ou apenas uma pessoa que aparentar ter dinheiro?
9º Passo: Controlar. A personagem Menina dos Sapatinhos Vermelhos (descontrolada) mostra que você precisa aprender a controlar o seu dinheiro ou, do contrário, ele acabará controlando você.
10º Passo: Guardar. Mostra com um paralelo da dependente Branca de Neve que você precisa ter prazer em ter dinheiro! O erro da maior parte das pessoas é que elas tem prazer em torrá-lo ao invés de guardá-lo para si.
4º Passo: Cortar. A Pequena Sereia se mostra equivocada em suas escolhas, explicando que amadurecer é reconhecer o que faz parte da sua essência e saber abrir mão de tudo aquilo que não faz.5º Passo: Modificar. Ensina que, como a Rapunzel, é necessário ser forte, pois, se você não depositar a sua fé em si mesma, ninguém mais o fará.
6º Passo: Planejar. Mostra a Cinderela como uma estrategista. Todo mundo nasce com habilidades especiais! Você já descobriu quais são as suas?
7º Passo: Decidir. A partir do conto da influenciável Chapeuzinho Vermelho, você questiona se veio ao mundo para influenciar pessoas ou para ser influenciada?8º Passo: Enxergar. A Bela representa a mulher previdente, avaliando se você quer ser uma pessoa que tem dinheiro ou apenas uma pessoa que aparentar ter dinheiro?
9º Passo: Controlar. A personagem Menina dos Sapatinhos Vermelhos (descontrolada) mostra que você precisa aprender a controlar o seu dinheiro ou, do contrário, ele acabará controlando você.
10º Passo: Guardar. Mostra com um paralelo da dependente Branca de Neve que você precisa ter prazer em ter dinheiro! O erro da maior parte das pessoas é que elas tem prazer em torrá-lo ao invés de guardá-lo para si.
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