segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Educação Financeira - 5º ano - mercado

Os alunos foram se organizaram  em grupos





SITUAÇÃO INICIAL: 

Práticas sociais baseadas no consumismo gerando 



desequilíbrio entre produção, consumo e sustentabilidade 



no contexto de uma sociedade fragilizada economicamente.


PROBLEMATIZAÇÃO: Como desenvolver atitudes 



comprometidas com a sustentabilidade ambienta, social e 



financeira no processo de formação do sujeito? 







Cada grupo recebeu R$10,00 reais



CONTEXTUALIZAÇÃO:


 As escolhas que as crianças fazem formam sua 



identidade. Fazer escolhas, elaborar hipóteses, selecionar informações e 


argumentar sobre elas são atitudes que contribuem para a formação dos alunos 


como sujeitos da sua história e conectados a cultura do mundo. O tema abordado 


é  complexo e passa, inevitavelmente, pela formação integral dos alunos. Trabalhar 


educação financeira partir da produção de bens culturais, sejam eles materiais 


ou não significa abordar aspectos como trabalho e renda, 


crise financeira,  empreendedorismo, orçamento familiar e escolar, supermercado, assistência social e financeira. Ao abordar 



este tema a escola busca oferecer ao aluno a possibilidade de desenvolver  habilidades como: Resolução de problemas 


do cotidiano a partir de uma proposição, tomada de decisões a partir da identificação de um  problema; saber identificar de 


diferentes estratégias para resolver o problema formulado; Incentivo a relações sociais diversas: comunicações, debates ou 


negociações com outros estudantes e com o professor, ou seja, colocar em prática ações e atividades que desenvolvem no aluno 


algumas competências para lidar com as múltiplas e variadas situações financeiras do cotidiano.


Foram ao mercado comprar lanche

OBJETIVO GERAL
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas cotidianos na esfera pessoal e social;
  • Identificar estratégias para resolver os problemas que surgem relacionados ao seu cotidiano;
  • Comunicar-se socialmente em diferentes esferas sociais utilizando diferentes suportes e gêneros de linguagem;


OBJETIVO ESPECÍFICO:

Reconhecer cédulas e moedas que circulam no brasil e de possíveis trocas entre cédulas 

moedas em  função de seus valores em experiências com dinheiro em brincadeiras ou 

situações de interesse das crianças.







Cada grupo fez a sua compra.

  • ESTRATÉGIAS
Ações pedagógicas desenvolvidas no 


processo educativo durante as aulas, 


direcionadas a desenvolver


habilidades, atitudes, comportamentos e práticas pessoais e 



sociais comprometidas com a sustentabilidade ambiental, 


social e  financeira.


Após as compras foram ao caixa e pagaram

Observação: Esta ação gerou várias outras atividades na sala de aula. Foram explorados conceitos de grandezas e medidas, preço dos produtos, valores gastos pelo grupo, uso do dinheiros, relação do grupo com a compra e muitas outras possibilidades de leitura dos dados obtidos.




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