segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Encontro PNAIC - Linguagem: uma reflexão sobre o espaço da produção escrita do aluno em sala de aula

PRODUÇÃO ESCRITA: A partir da análise do perfil da turma fizemos uma reflexão sobre a produção escrita em sala de aula orientando-nos por meio de três questões: quando acontece a escrita dos alunos? Como é a escrita que os alunos estão produzindo? e para que fazer produção escrita?

QUANDO ACONTECE A PRODUÇÃO ESCRITA?

Eu percebi que eles estavam s acomodando demais, então comecei a cobrar a produção escrita, então eu vi que rende mais. achei o jeito de cobrar bem mais e da bem mais resultado. Carmen
Nesses anos todos  de aula, o pior momento é a hora da escrita. a gente estudava junto e na hora de escrever os alunos perguntavam "professora, o que que é  pra escrever? Carmen


Com as turmas maiores eu sempre tinha momentos de escrever, produziam e fazíamos a reestruturação de texto, mas com o primeiro ano, agora que você me desafiou a escrever estou fazendo mais. Marilce.
Outra  dificuldade da produção escrita na escola e valorizar, achar sentido e uma finalidade na escrita do aluna. Ivani


Sempre deixo espaço para a escrita do aluno no planejamento, mas a produção escrita acontece no final do tema com o 4º ano. Com o 1º ano faço conversa, relatam oralmente e comentamos as falas. não faço registro escrito das falas. Gesilda
No início do anos nós produzíamos um texto coletivo no quadro. cada aluno dava a sua opinião, organizávamos para que o texto fique coerente. Agora estão produzindo individualmente, mas são texto pequenos. Clair


COMO É A PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS?
As produções escrita dos alunos ainda estão no nível descritivo, narrativo, apenas relatam a situação apresentada como tema do texto, pouco alunos interagem dando opiniões e se posicionando diante das situações. oralmente os alunos conseguem se posicionar, colocar suas ideias, mas não tem a mesma habilidade com a escrita

PARA QUE FAZER PRODUÇÃO ESCRITA COM OS ALUNOS? 
 Para avaliar o aprendizado do aluno, para saber se entendeu o conteúdo, se precisamos retomar e para desenvolver a produção. 

Observação: A partir das limitações da resposta nos desafiamos a procurar outros motivos para a escrita em sala de aula.

E aí professora, para que fazer produção escrita professora?
Fazemos produção escrita para ajudar no dia-a-dia, para saber o que estamos fazendo e o que ainda precisa ser feito. 
Eu utilizo a escrita pra me comunicar, planejar e me organizar nas atividades de rotina. Esta semana precisei me comunicar com os meus irmãos que moram em outros estados e utilizei o "whatsApp", aprendi rapidinho. Minha mãe tava internada e eu passava informação para meus irmãos. (...)
A escrita é também um recurso de memória para lembrar das tarefas de rotina.

E AGORA, PARA QUE FAZER PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA?

Pra se comunicar, se organizar, pra registro de conhecimento, contar novidades, expressar opiniões e sentimentos, relatar um fato, fazer convites, contar uma história, classificar, calcular, orientar-se no espaço e muito mais. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário